Áreas de Atuação do Psicanalista

Quais as Áreas de Atuação do Psicanalista?

Segundo o CB0 nº 2525-50 do Ministério do Trabalho e Emprego (e segundo nosso próprio parecer como entidade educativa);  no final do Curso de Formação em Psicanálise Clínica,
. . . o "psicanalista profissional" esta apto a atuar nas seguintes áreas:

1 – AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL, GRUPAL E INSTITUCIONAL:
Triar casos, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente.
Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, elaborar pareceres, laudos e perícias, responder a quesitos técnicos judiciais, devolver resultados (devolutiva).
Áreas de Recursos Humanos
Relações públicas
Pesquisas de mercado

2 – ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES:
Propor alternativas para solução de problemas, informar sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar grupos profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc., assessorar instituições.
Assistência psico pedagógicas
Orientador social e familiar em organizações e entidades
Atividades em escolas, centros assistenciais entidades de classe e sindicatos.

3 – ACOMPANHAR INDIVÍDUOS GRUPOS E INSTITUIÇÕES:
Acompanhar impactos em intervenções, acompanhar o desenvolvimento e a evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem formação e especialização, acompanhar resultados de projetos, participar de audiências.
Áreas sociais
Assistência social
Atividades em fóruns e audiências publicas.

4 – EDUCAR INDIVÍDUOS GRUPOS E INSTITUIÇÕES:

Estudar caso em grupo, apresentarem estudos de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais da área e de áreas afins, realizar trabalhar para desenvolvimento de competência e habilidades profissionais.
Formar psicanalistas, desenvolver cursos para grupos específicos, confeccionar manual educativo, desenvolver curso para profissionais de outras áreas, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, acompanhar resultados de curas, treinamento.
Áreas de educação
Formação de psicanalistas

5 – DESENVOLVER PESQUISAS EXPERIMENTAIS, TEÓRICOS E CLÍNICAS:
Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual, e grupal e institucional, definir o problema e objetivos, pesquisar bibliografias, definir metodologia de ação, estabelecer parâmetros de pesquisa, construir instrumentos de pesquisa, coletar dados, organizar dados, compilar dados, fazer leitura de dados, integrar produtos de estudos de caso.
Área de pesquisas
Pesquisas e processamento de informação
Assistência técnica judicial

6 – ANALISAR, TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES:
Propiciar espaço para acolhimento de vivencias emocionais (setting), oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar a criação de vínculos paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões, elucidar conflitos e questões.
Promover a integração psíquica, promover o desenvolvimento das relações interpessoais, promover desenvolvimento da percepção interna, mediar grupos, família e instituições para solução de conflitos, dar aula.
Área clínica individual
Área clínica coletiva.

7 – COORDENAR EQUIPES DE ATIVIDADES DE ÁREAS AFINS:
Planejar as atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades da equipe, distribuir tarefas a equipe, trabalhar a dinâmica da equipa, monitorar atividades das equipes, preparar reuniões, coordenar reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar propostas e projetos, avaliar e executar as ações.
Exemplos deste item /
  • Administração e monitoramento de equipes
  • Organizar eventos e atividades públicas

8 – PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARA CONSENSO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL:
Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios, participar de reuniões científicas (Congressos, etc.), publicar artigos, ensaios de livros científicos, participar de comissões técnicas, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, participar de entidades de classe.
Participar de evento junto aos meios de comunicação, divulgar práticas do psicanalista, fornecer subsídios às estratégias organizacionais, fornecer subsídios à formação de políticas organizacionais, buscar parcerias, ética e organizacional.
  • Desenvolver palestras
  • Atuar em entidades municipais ou do poder público

9 – REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS:
Redigir pareceres, redigir relatórios, agendar atendimentos, receber pessoas, organizar prontuários, criar cadastros, redigir ofícios, memorandos e despachos, compor reuniões administrativas técnicas, fazer levantamento estatístico, comprar material técnico, prestar contas.
Exemplos deste item /
  • Desenvolver trabalhos e atividades administrativas junto a entidades públicas ou privadas.

10 – EXERCER A PSICANÁLISE COMO PROCESSO PSICOTERÁPICO:
Tratar pessoas com problemas e distúrbios psíquicos utilizando as técnicas próprias da "psicanálise clínica".
Exemplos deste item /
Trabalhar como "psicanalista clínico" com especialização em alguma destas áreas:
  • Terapia para adictos de drogas e álcool;
  • Distúrbios psicológicos e psiquiátricos em geral, pesquisando a motivação geradora do conflito;
  • Acompanhamento e assistência de pacientes junto a profissionais de psiquiatria no fornecimento de tratamento farmacológico;
  • Terapia de casais;
  • Terapia familiar;
  • Terapia em crianças e adolescentes;
  • Terapia em terceira idade.