Choque Cultural Os 4 Estágios de Adaptação

Quando estudamos em outro país ou nos mudamos para uma nova cidade, muitas vezes somos expostos a uma cultura diferente da nossa e precisamos passar por quatro fases de lua de mel, frustração, ajustamento e adaptação. Durante a segunda fase , alguns experimentam um verdadeiro choque cultural , cujas formas graves podem levar a reações que podem necessitar de atenção médica . Mas antes de chegarmos a isso , vamos primeiro ver o que acontece normalmente no primeiro estágio , a lua de mel.

Tudo é bonito. As pessoas são amigáveis, a cultura rica, o modo de vida local . Fascinante.

Estamos otimistas e entusiasmados com todas as diferenças . No estágio dois , sentimos frustração . A realidade se instala .

Entendemos que existem muitas barreiras para nos conectarmos com as pessoas e temos dificuldades com as normas sociais .​ ​ ​ Começamos a rejeitar as tradições locais e a sentir saudades de casa. A fase de ajustamento é caracterizada por uma familiaridade crescente com o nosso novo modo de vida.

Começamos a entender os novos costumes, adquirir conhecimentos linguísticos e fazer amigos locais . Começamos a nos sentir mais confortáveis . A última é a adaptação.

Durante esta fase, ganhamos um sentimento de pertença e somos capazes de participar plenamente na nova cultura , ao mesmo tempo que mantemos a nossa própria identidade nativa . Conhecida como fase da maestria , agora começamos a nos sentir em casa. Porém, nem todos chegam a este ponto.

Algumas pessoas ficam entusiasmadas com a cultura estrangeira durante meses e outras começam a ficar frustradas no primeiro dia . E há aqueles que vivenciam um choque cultural tão forte que vão embora antes de se adaptarem .​ A síndrome de Paris é a forma mais extrema de choque cultural .

Normalmente atinge alguns turistas japoneses que chegam à capital francesa cheios de excitação e expectativas românticas , mas depois são confrontados com sujeira e arrogância . Os cerca de 20 viajantes que são atingidos todos os anos experimentam uma ampla gama de sintomas psiquiátricos e psicossomáticos , incluindo ansiedade , alucinações e vómitos. E então eles saem profundamente angustiados antes de se ajustarem.

Aqueles que se adaptaram a uma nova sociedade podem enfrentar uma surpresa quando eventualmente regressarem a casa depois de mais uma lua-de-mel. Freqüentemente, eles entram em um choque cultural reverso , percebendo o quanto foram afastados de seu antigo modo de vida. Mas pode piorar .​

Aqueles que são empurrados para uma nova cultura sem serem convidados muitas vezes pulam completamente a lua de mel e entram direto no estágio da frustração . Se isso acontecer. Sem o apoio certo , eles nunca se adaptam , não conseguem se ajustar e permanecem frustrados indefinidamente.

Estudos mostram que crianças pequenas que passam os primeiros dias na pré-escola sem ninguém para acompanhá - las sentem tanta ansiedade que não conseguem se relacionar com os professores . Como resultado , eles continuam com medo de ter um número significativamente maior de faltas por doença durante todos os anos pré-escolares . É por isso que boas escolas muitas vezes exigem que os pais fiquem com os filhos até que eles possam se adaptar plenamente .

A investigação original sobre o choque cultural foi conduzida por Sphere Lisgard na década de 1950, depois de o sociólogo ter conversado com muitos noruegueses que tinham passado algum tempo nos Estados Unidos , principalmente por razões académicas . Analisando suas entrevistas, ele viu um padrão claro . A curva de choque cultural , com a felicidade num eixo e meses num país estrangeiro no outro, mostra que , em média, o período de lua- de -mel dura cerca de dois meses.

Depois, há cerca de seis meses de frustração antes que o ajuste aconteça. A adaptação começa depois de quase um ano . E você ? Você já viajou para o exterior ou se mudou para outro país onde vivenciou as quatro etapas ? Compartilhe sua opinião sobre a teoria e suas experiências pessoais nos comentários abaixo .