O efeito pigmalião

O efeito pigmalião é o fenômeno pelo qual expectativas mais altas levam a um desempenho melhor . Pode ser melhor compreendido por um círculo onde nossas crenças sobre as habilidades de outra pessoa influenciam nossas ações em relação a outra pessoa. Essa ação tem impacto nas crenças do outro sobre si mesmo .

As crenças sobre si mesmas causam as ações do outro em relação a nós, o que novamente reforça as nossas crenças sobre essa pessoa. E assim por diante .​​ Vejamos um exemplo e comecemos com suas crenças .​

Imagine que você é o técnico de um time de basquete e observa seu time no primeiro dia . Chris e Joe são novos membros da sua equipe. Chris lembra um jogador famoso .​

Joe lembra um garoto chato dos seus anos de colégio .​ Inconscientemente, você decide o que esperar de cada um deles . Suas crenças influenciam suas ações.

Quando Chris entra na quadra, você fica feliz em vê -lo. Quando ele joga, você o incentiva a fazer melhor, praticar mais, ficar mais uma hora. Se ele cometer um erro , você explica como melhorar .​

Quando Joe chega , você quase não o nota . Você fica feliz em vê - lo pontuar, mas não lhe dá muito feedback e não investe tempo extra em seu treinamento. Quando Joe comete um erro, você fica um pouco irritado.

Suas ações impactam as crenças deles sobre si mesmos. Chris sente que você o aprecia e ele retribui .​ Em seu próprio sucesso, Joe sente que você tem pouca paciência e apreço por ele.

Ele não acredita em seu próprio sucesso . As crenças deles sobre si mesmos causam suas ações em relação a você. Chris sente cada vez mais alegria em jogar e nunca perde um treino durante os jogos .​

Ele dá 100% o tempo todo . Joe sente menos alegria em jogar do que antes e não se esforça totalmente nos jogos . Ele às vezes começa a faltar aos treinos , o que reforça suas crenças sobre eles.

Você vê como Chris gosta de jogar, como ele treina forte e mostra um rápido aumento em seu desempenho. Joe parece não estar muito motivado . Suas habilidades não aumentam tanto e ele começa a aparecer menos .​

Você soube disso imediatamente . Graças a Deus seus instintos estavam certos. O efeito pigmalião também é conhecido como experimento Rosenthal , em homenagem a uma pesquisa de Robert Rosenthal em Harvard.

Num primeiro estudo, ele desafiou cobaias a treinar ratos através de um labirinto . Metade do grupo foi informada de que seus ratos eram extremamente inteligentes e especificamente treinados. A outra metade foi informada de que seus ratos eram burros.

Na verdade, os ratos eram todos iguais . Durante o experimento, porém, os ratos inteligentes tiveram um desempenho bem melhor do que os burros . Isso mostrou como as expectativas dos treinadores influenciaram até mesmo o desempenho dos ratos .

Rosenthal então fez o Pigmalião no estudo escolar junto com Lenore Jacobson no início do ano letivo , um grupo de professores do ensino fundamental foi informado de que alguns de seus novos alunos tinham talento e potencial extraordinários . Essa informação, totalmente inventada , foi dada sobre a média aleatória dos alunos de cada turma. Todos os alunos fizeram os testes de QI com antecedência.

No final do ano , os alunos descritos como mais talentosos aumentaram significativamente o seu desempenho no teste de QI em comparação com o resto da turma .​​ Robert Rosenthal, quando esperamos certos comportamentos dos outros , é provável que ajamos de forma a tornar o comportamento esperado mais provável de ocorrer . O que você acha dessa teoria ? E se você acredita , existe uma maneira de evitar que sejamos moldados pelos outros de maneira negativa ?​​ Se você gostou deste vídeo e da forma como explicamos o assunto, inscreva-se em nosso canal .