Sintomas de TDAH desde a infância até a idade adulta

A Deficiência de Atenção e Transtorno de Hiperatividade, ou TDAH, é principalmente de origem genética. Os sintomas são categorizados como desatentos ou hiperativos, mas as pessoas podem experimentar ambos de todas as formas, o que significa que há um espectro de apresentações. Lisa, uma jovem menina que quer se tornar escritora, vai nos ajudar a entender o que significa crescer com TDAH.

Sua história mostra como seu cérebro atípico faz com que seja mais difícil alcançar seus sonhos. Durante a infância, Lisa tem um tempo difícil pagando atenção. Ela fica distraída, começa a sonhar e, frequentemente, esquece ou perde coisas.

Porque seus sentidos pegam informações demasiadas para que seu cérebro possa processar, ela se envergonha e, como resultado, ela ofende ou se frustra. Seus pais, que não conhecem melhor, escoltam-a ao invés de ajudar-la a lidar com o dor. Na escola primária, Lisa não pode se sentar quieta e muitas vezes interrompida a aula.

Ela é inteligente, mas além do inglês e das artes, tem graus de ruínas. Não é muito tempo antes que Lisa seja chamada de tímida, como alguém que não usa seu potencial. Também é difícil para Lisa se tornar amiga.

Ela se sente diferente e é assaltada. As poucas amigas que ela tem dizem que ela é muito emocionante, mas admira-a. Na escola de meia-noite, Lisa começa a brincar para ajudar-la a ficar focada, mas seu professor não gosta disso e da envergonha, porque ele acha que ela está distraída.

E então ela masca sua inatenção e coloca toda a sua energia em brincar e fazer contato com os olhos. Mas, assim, ela perde sua concentração inteira e acaba não ouvindo nada. É aqui que ela se torna inteira e desenvolve uma paixão pela escrita criativa.

Durante a escola, sua mente começa a correr com milhares de pensamentos em sua cabeça. Ela agora usa celulares para isolar o barulho e o riso. Mas quando ela tem seu período, mesmo isso não ajuda mais e ela passa por movimentos intensos.

Ela começa a comer binge e começa a fumar. Aos 19 anos , Lisa entra em um programa de literatura superior, mas as responsabilidades da vida diária são incomodantes . Ela se sente queimada.

Pare de dormir, limpe-se e vá para a aula. Uma noite, ela diz ao seu melhor amigo que não consegue mais lidar com isso. Toda a sua vida, ela tem sido muito diferente para se encaixar.

Toda a sua vida, ela se sentiu como um prejuízo para os outros. Seu amigo lhe diz sobre um psiquiatra, e como última resolução, Lisa vai vê-la. A psiquiatra, primeiro, pensa que é depressão, mas depois, questionando sobre a história da criança e da família de Lisa, ela percebe algo diferente e pede mais testes.

Umas semanas depois, Lisa fica com TDAH e depressão . O médico explica a Lisa que o TDAH não é limitado aos sintomas mais conhecidos. Por exemplo, pessoas com TDAH também apresentam deficiências em suas funções executivas, como memória de trabalho, percepção do tempo ou regulação emocional.

Alguns também ficam dormindo bebendo café. No entanto, eles geralmente também têm níveis mais altos de criatividade, são mais cuidadosos e são mais curiosos do que seus parceiros, ou que os tornam grandes artistas ou cientistas. Além disso, eles reagem mais calmos a situações estressantes.

Alguns se carregadores tornam-se de fogo sem medo ou excelentes cirurgistas. A psiquiatra continua a explicar que os sintomas de TDAH podem ser tratados com medicação e terapia, e que dormir normalmente e exercícios podem ajudar também. Quando Lisa toma seu primeiro medicamento no próximo dia, ela bate em lágrimas.

Pela primeira vez em sua vida, sua mente é tranquila. Não leva muito tempo para ela levantar e dormir. Ela percebe que, durante toda a sua vida, ela tem gasto tanta energia tentando fazer coisas que outros fazem sem nem pensar.

Embora seja uma medicina que ajude, Lisa sabe que não é o suficiente. Ela tem que fazer mudanças em sua vida e encontrar um trabalho que você jogue em suas forças. Quando ela tem 30 anos, ela aprende a aceitar e apreciar sua neurodivergência, e sua mente atípica é celebrada depois da publicação de sua primeira novela.